GAASC

Visitas Contador de visitas e acessos gratis

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Saber Sustentável

No mês das crianças os membros do GAASC tiveram suas oportunidades para "lembrar os velhos tempos".

Em dois dias o grupo se apresentou em três locais para  pessoas de varias idades, maioria crianças, com o projeto Saber Sustentável.
Primeiro na quarta-feira dia 6 de outubro na creche Estrela da Esperança, depois no dia 7 no Instituto Ello e nesse mesmo dia a noite na Escola Estadual Francisco Peres no Povoado São Geraldo II, nesses locais o Sertão Calango realizou palestras oficínas e teatro todos voltados para a conscientização ambiental como proposto pelo projeto que foi oficialmente lançado na semana do meio ambiente em junho deste ano na Escola Ilda Carvalho.



Por: Athos Magno


Estrela da Esperança
Em comemoração à semana das crianças, membros do Grupo Ambiental Sertão Calango - GAASC realizaram uma ação educativa na creche Estrela da Esperança, que atualmente atende 180 crianças de 2 a 5 anos de idade. Participaram das atividades 132 crianças, contando com o apoio dos professores e dirigentes da instituição, em que foram ministradas oficinas interativas utilizando fantoches confeccionados com materiais recicláveis, momento de pintura livre, cantigas de roda e educação ambiental lúdica, com o intuito de semear naqueles que são o futuro da nação a semente do saber sustentável. A atividade proporcionou-nos grande satisfação, uma vez que constatamos o quanto é válida a execução do nosso trabalho, pois em dado momento nos surpreendemos com o relato de uma das crianças participantes, que conhecia o trabalho, bem como participou de uma das ações desempenhadas pelo GAASC, o que comprova que a semente que plantamos traz a tona os seus frutos.



Por: Débora e Laura






Estrela da Esperança


Estrela da Esperança (pintura)


Estrela da Esperança


Estrela da Esperança


Estrela da Esperança


Estrela da Esperança


Estrela da esperança


Estrela da Esperança


Apresentação de vídeo (E.E. Francisco Peres)


Oficína na E. E. Francisco Peres


Oficína de carteirinhas com caixas tetra pak (Francisco Peres)


Oficina na E. E. Francisco Peres


Instituto Ello


Teatro no Istituto Ello


Oficína no Instituto Ello


domingo, 26 de setembro de 2010

VII Expedição Pedais aos Montes


VII Expedição Pedais aos Montes


Roteiro História Real (Movimento Catrumano)

Vinte e cinco participantes partiram para a sétima edição do projeto Expedição Pedais aos Montes na madrugada de quinta para sexta-feira 17 de setembro de 2010. Os dezoito ciclistas mostraram estar realmente preparados para os mais de 300km do roteiro, um dos mas longos da história do projeto, que dessa vez varou madrugada a dentro sem parar. De uma hora da madrugada os ciclistas fizeram uma parada para almoço em Januária ao meio dia depois de pedalar 170km, o trecho foi o mais cansativo para o grupo pois todos ficaram sem dormir. O frio da madrugada ajudou a andar mais rápido em busca de esquentar o sangue.

O almoço ocorreu no BNB Clube de Januária, local que foi ideal para refrescar e descansar depois do pesado trecho de asfalto que começou com frio e terminou com sol quente. O almoço foi no próprio clube, concedido pelo restaurante Babalu, com bastante apetite os ciclistas e equipe de apoio se fartaram e tiraram uma soneca, mas logo foram acordados, pois às quatro da tarde a equipe caía na estrada em direção a Fabião II. Nesse trecho pudemos acompanhar o por do sol na planície São Franciscana. Fabião II era o destino final do primeiro dia que totalizou 236km. Pouco antes de chegar passamos na porta do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Na noite de sexta feira o grupo ainda ofereceu o Cine Clube Ambiental e se apresentou aos alunos da escol. Na manhã de sábado dia 18 de setembro o grupo iniciou as atividades no distrito de Fabião dois com levantamento sócio-ambiental, palestras, oficinas diversas para mais de 120 pessoas, teatro com a peça Amigos da Natureza e plantio e distribuição de mudas. Encerradas as atividades o grupo almoçou e logo em seguida as 14hs partiu em direção a Matias Cardoso, passando pelo município de Itacarambi onde atravessou de balsa o Rio São Francisco.

Chegando em Matias Cardoso fomos muito bem recebidos pela prefeitura local, pela manha realizamos as atividades assim como em Fabião II, com um público ainda maior para as oficinas. O foco das palestras foi o “Movimento Catrumano” que busca a valorização da região norte de minas e o reconhecimento de sua importância na história do estado de Minas Gerais. Na parte da tarde fomos conduzidos pelos secretários de Educação e Meio Ambiente do município a conhecer a comunidade quilombola da Lapinha onde pudemos conhecer um pouco de sua convivência a margem do São Francisco. Dançar com esse pessoal foi o auge da emoção para muitos dos participantes do projeto, que terminou deixando saudades e muita expectativa para a próxima edição em março de 2011.

O Sertão Calango na sétima edição do Projeto Expedição Pedais aos Montes passou por três cidades e dois distritos, realizou seis palestras e seis oficinas para cerca de quinhentas pessoas, 200 mudas foram plantadas ou distribuídas, 303km percorridos.


Rio São Francisco Januária
Oficína de carteirinhas de caixa de leite
Por do sol na planície do São francisco



Oficína de pintura

oficína de forno solar



Almoço no BNB de Januária

Levantamento socio-ambiental

Por do sol na planície do São Francisco



Cine Clube Ambiental

Palestras

Palestra/Apresentação

Forno solar

Oficína de puff com garrafa PET








Plantio de mudas
Sertão Calango na primeira igreja de Minas Gerais

Colando pneu em Itacarambi

Estrada para a balsa

Pneu!!!!

Travessia na balsa


Sertão Calango com líder quilombola


Dançando o batuque

Batuque

Batuque
Confira também o link: http://viapedal.com/noticia.html


Postado por: Athos Magno

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Um Assalto à Amazônia

Kadir van Lohuizen fotógrafo holandês revela em fotos preto e branco o ciclo de destruição da pecuária e do carvão.

Confira no link abaixo:
http://www.oecoamazonia.com/br/especiais/fotografia/55--um-assalto-a-amazonian

email enviado por Michel Becheleni






terça-feira, 27 de julho de 2010

Saber Sustentável - Educação Ambiental nas Escolas


O Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango - GAASC lançou oficialmente no dia 11 de junho de 2010, na Escola Municipal Hilda Carvalho Mendes, como parte das ações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto “Saber Sustentável - Educação Ambiental nas escolas”.


O lançamento concretiza uma estrutura para um projeto que acontece desde os primórdios da formação do grupo, no início da primeira década do século XXI, objetivando desenvolver atividades ambientais nas escolas públicas e privadas de Montes Claros e região.

As atividades são palestras, oficinas com recicláveis, apresentação de vídeos ambientais, teatro ambiental, arborização das escolas e outras práticas de educação ambiental.

O Sertão Calango desenvolve esta iniciativa, por acreditar que a melhor maneira de combater o aquecimento global e as mudanças climáticas, evitando o “caos” para as futuras gerações é através da educação e de uma maior inserção de ideais conservacionistas nas instituições de ensino.

Em anos de atividades já foram visitadas diversas escolas estaduais e municipais de Montes Claros. A meta é desenvolver o projeto pelo menos uma vez por semana em cada escola, contemplando em apenas 1 ano, 48 escolas.




Foto 2006

Palestra na E.E.Eloy Pereira - 10/05/2006


Foto 2007

Palestra na E.E. Eloy Pereira - 24/10/2007


Foto 2008

Oficinas de desenhos na E.M. Eunice Carneiro - 09/07/2008




Foto 2009

Arborização da E. M. Hilda Carvalho Mendes - 13/07/2009



Foto 2010

Oficina com caixas de leite para produção de carteiras na E.M. Hilda Carvalho Mendes 11/06/2010


Por Evandro Barros

quinta-feira, 15 de julho de 2010

V Encontro Mineiro de Espeleologia

Ocorreu em Januária-MG do dia 08 ao dia 12 de Julho o 5º Encontro Mineiro de Espeleologia que teve como proposta a "Espeleologia como Ciência Multidisciplinar: O Papel das Instituições na Preservação das Cavernas do Norte de Minas". O grande tema abordado no encontro foi a importância da região no circuito de cavernas do Brasil e a necessidade de um plano de manejo para uma visitação consciente e sustentável. Além das  trocas de experiências dentre as instituições, ONGs e grupos de espeleologia houve importantes mini-cursos como o de Noções Básicas de Fotografia em Cavernas, a de Técnicas de Resgates e SBV em UC's Cársticas.
O encontro foi uma realização da SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia) e organização do grupo GEO e GRUCAV.
O GAASC colaborou no encontro com o monitor Thiago Macedo e Mateus Sizilio na produção de um documentário audiovisual sobre o encontro.
Confira algumas fotos:
visita tecnica: Vale do Gaim - Cônego Marinho-MG
Palestra: "Cavernas, Leis de Preservação" - Jocy Cruz



 
Vale do Gaim
Vale do Peruaçu - Janelão

 
Janelão
*Fotos: Josi, Cintia, Cristiane, Mateus, Ronaldo, Simone