GAASC

Visitas Contador de visitas e acessos gratis

terça-feira, 27 de julho de 2010

Saber Sustentável - Educação Ambiental nas Escolas


O Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango - GAASC lançou oficialmente no dia 11 de junho de 2010, na Escola Municipal Hilda Carvalho Mendes, como parte das ações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto “Saber Sustentável - Educação Ambiental nas escolas”.


O lançamento concretiza uma estrutura para um projeto que acontece desde os primórdios da formação do grupo, no início da primeira década do século XXI, objetivando desenvolver atividades ambientais nas escolas públicas e privadas de Montes Claros e região.

As atividades são palestras, oficinas com recicláveis, apresentação de vídeos ambientais, teatro ambiental, arborização das escolas e outras práticas de educação ambiental.

O Sertão Calango desenvolve esta iniciativa, por acreditar que a melhor maneira de combater o aquecimento global e as mudanças climáticas, evitando o “caos” para as futuras gerações é através da educação e de uma maior inserção de ideais conservacionistas nas instituições de ensino.

Em anos de atividades já foram visitadas diversas escolas estaduais e municipais de Montes Claros. A meta é desenvolver o projeto pelo menos uma vez por semana em cada escola, contemplando em apenas 1 ano, 48 escolas.




Foto 2006

Palestra na E.E.Eloy Pereira - 10/05/2006


Foto 2007

Palestra na E.E. Eloy Pereira - 24/10/2007


Foto 2008

Oficinas de desenhos na E.M. Eunice Carneiro - 09/07/2008




Foto 2009

Arborização da E. M. Hilda Carvalho Mendes - 13/07/2009



Foto 2010

Oficina com caixas de leite para produção de carteiras na E.M. Hilda Carvalho Mendes 11/06/2010


Por Evandro Barros

quinta-feira, 15 de julho de 2010

V Encontro Mineiro de Espeleologia

Ocorreu em Januária-MG do dia 08 ao dia 12 de Julho o 5º Encontro Mineiro de Espeleologia que teve como proposta a "Espeleologia como Ciência Multidisciplinar: O Papel das Instituições na Preservação das Cavernas do Norte de Minas". O grande tema abordado no encontro foi a importância da região no circuito de cavernas do Brasil e a necessidade de um plano de manejo para uma visitação consciente e sustentável. Além das  trocas de experiências dentre as instituições, ONGs e grupos de espeleologia houve importantes mini-cursos como o de Noções Básicas de Fotografia em Cavernas, a de Técnicas de Resgates e SBV em UC's Cársticas.
O encontro foi uma realização da SBE (Sociedade Brasileira de Espeleologia) e organização do grupo GEO e GRUCAV.
O GAASC colaborou no encontro com o monitor Thiago Macedo e Mateus Sizilio na produção de um documentário audiovisual sobre o encontro.
Confira algumas fotos:
visita tecnica: Vale do Gaim - Cônego Marinho-MG
Palestra: "Cavernas, Leis de Preservação" - Jocy Cruz



 
Vale do Gaim
Vale do Peruaçu - Janelão

 
Janelão
*Fotos: Josi, Cintia, Cristiane, Mateus, Ronaldo, Simone

sábado, 3 de julho de 2010

Salve o Código Florestal Brasileiro

Deputados da bancada ruralista querem destruir o nosso Código Florestal, reduzindo drasticamente as áreas de proteção e anistiando crimes ambientais. Caso aprovadas, essas emendas terão um impacto devastador no Brasil e no mundo. Precisamos de soluções sustentáveis para o desenvolvimento e não um retrocesso ambiental! Vamos conseguir 200.000 nomes em defesa do Código Florestal.

Enquanto o mundo todo está discutindo como preservar nossas florestas para futuras gerações, um grupo de deputados está fazendo exatamente o contrário: estão tentando entregar as nossas florestas para os responsáveis pela devastação e desmatamento do Centro-Oeste e da Amazônia.

As propostas absurdas incluem:

* Reduzir ou até mesmo elimintar a Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente como margens de rios e lagoas, encostas e topos de morro, para certas propriedades

* Anistia total aos crimes ambientais, sem tornar o reflorestamento da área uma obrigação

* Transferir a legislação ambiental para o nível estatal, removendo o controle federal

Essa não é uma escolha entre ambientalismo e desenvolvimento, um estudo recente mostra que o Brasil ainda tem 100 milhões de hectares de terra disponíveis para a agricultura, sem ter que desmatar um único hectare da Amazônia. A proteção das floretas e comunidades rurais depende do Código Florestal, assim como a prevenção das mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade do campo. Assine agora no link abaixo!

A petição foi entregue com sucesso à Frente Parlamentar Ambientalista e líderes dos partidos da Câmara. Continuem assinado, precisamos de 200.000 nomes!

Nós sabemos que se nos unirmos, nossa voz é poderosa. Assine a petição SALVE O CÓDIGO

Link para assinaturas: http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/?vl
.
.
.
"Nos somos um, força da paz, cresça sempre sempre mais, que reine a paz e acabem as fronteiras..."