GAASC

Visitas Contador de visitas e acessos gratis

domingo, 26 de setembro de 2010

VII Expedição Pedais aos Montes


VII Expedição Pedais aos Montes


Roteiro História Real (Movimento Catrumano)

Vinte e cinco participantes partiram para a sétima edição do projeto Expedição Pedais aos Montes na madrugada de quinta para sexta-feira 17 de setembro de 2010. Os dezoito ciclistas mostraram estar realmente preparados para os mais de 300km do roteiro, um dos mas longos da história do projeto, que dessa vez varou madrugada a dentro sem parar. De uma hora da madrugada os ciclistas fizeram uma parada para almoço em Januária ao meio dia depois de pedalar 170km, o trecho foi o mais cansativo para o grupo pois todos ficaram sem dormir. O frio da madrugada ajudou a andar mais rápido em busca de esquentar o sangue.

O almoço ocorreu no BNB Clube de Januária, local que foi ideal para refrescar e descansar depois do pesado trecho de asfalto que começou com frio e terminou com sol quente. O almoço foi no próprio clube, concedido pelo restaurante Babalu, com bastante apetite os ciclistas e equipe de apoio se fartaram e tiraram uma soneca, mas logo foram acordados, pois às quatro da tarde a equipe caía na estrada em direção a Fabião II. Nesse trecho pudemos acompanhar o por do sol na planície São Franciscana. Fabião II era o destino final do primeiro dia que totalizou 236km. Pouco antes de chegar passamos na porta do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Na noite de sexta feira o grupo ainda ofereceu o Cine Clube Ambiental e se apresentou aos alunos da escol. Na manhã de sábado dia 18 de setembro o grupo iniciou as atividades no distrito de Fabião dois com levantamento sócio-ambiental, palestras, oficinas diversas para mais de 120 pessoas, teatro com a peça Amigos da Natureza e plantio e distribuição de mudas. Encerradas as atividades o grupo almoçou e logo em seguida as 14hs partiu em direção a Matias Cardoso, passando pelo município de Itacarambi onde atravessou de balsa o Rio São Francisco.

Chegando em Matias Cardoso fomos muito bem recebidos pela prefeitura local, pela manha realizamos as atividades assim como em Fabião II, com um público ainda maior para as oficinas. O foco das palestras foi o “Movimento Catrumano” que busca a valorização da região norte de minas e o reconhecimento de sua importância na história do estado de Minas Gerais. Na parte da tarde fomos conduzidos pelos secretários de Educação e Meio Ambiente do município a conhecer a comunidade quilombola da Lapinha onde pudemos conhecer um pouco de sua convivência a margem do São Francisco. Dançar com esse pessoal foi o auge da emoção para muitos dos participantes do projeto, que terminou deixando saudades e muita expectativa para a próxima edição em março de 2011.

O Sertão Calango na sétima edição do Projeto Expedição Pedais aos Montes passou por três cidades e dois distritos, realizou seis palestras e seis oficinas para cerca de quinhentas pessoas, 200 mudas foram plantadas ou distribuídas, 303km percorridos.


Rio São Francisco Januária
Oficína de carteirinhas de caixa de leite
Por do sol na planície do São francisco



Oficína de pintura

oficína de forno solar



Almoço no BNB de Januária

Levantamento socio-ambiental

Por do sol na planície do São Francisco



Cine Clube Ambiental

Palestras

Palestra/Apresentação

Forno solar

Oficína de puff com garrafa PET








Plantio de mudas
Sertão Calango na primeira igreja de Minas Gerais

Colando pneu em Itacarambi

Estrada para a balsa

Pneu!!!!

Travessia na balsa


Sertão Calango com líder quilombola


Dançando o batuque

Batuque

Batuque
Confira também o link: http://viapedal.com/noticia.html


Postado por: Athos Magno

Um comentário:

Carla e Élio disse...

Muito legal! Parabéns!
Carla Nogueira
www.expedicaoandandoporai.blogspot.com