GAASC

Visitas Contador de visitas e acessos gratis

quinta-feira, 3 de outubro de 2013


VIII Expedição Pedais aos Montes – À Caminho dos Geraes
Roteiro Pedais do Sertão





Projeto une a prática do Cicloturismo com Educação, História e Meio Ambiente, levando para os mais variados recantos do Norte de Minas, cidadania, conhecimento e respeito à natureza.

Em comemoração à “Semana Mundial da Água 2011”, nos dias 25, 26 e 27 de março foi realizado em Montes Claros – MG, a 8ª edição do projeto EXPEDIÇÃO PEDAIS AOS MONTES, uma iniciativa do Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango associação de caráter ambiental, esportista e adepta ao cicloturismo e ao montanhismo.
O Sertão Calango atua na região desde o ano de 2004 desenvolvendo atividades relacionadas à pratica dos esportes radicais conjuntamente com a preservação ambiental, adentrando nas escolas para difundir o ideal conservacionista através de palestras e atividades lúdicas de reciclagem.
O projeto acontece desde setembro de 2007, sempre realizando três tipos de práticas ambientais: Distribuição e plantio de mudas, conscientização ambiental através de palestras e apresentação de vídeos, e por último a realização de mutirões de limpeza ambiental em áreas naturais bastante degradadas.
A partir da terceira edição ocorreram oficinas com materiais recicláveis, implantação de placas educativas em locais de grande intensidade de visitações e entrevistas com a população local, com o objetivo de levantar dados sobre estas comunidades tornando os relatórios produzidos pelo projeto fonte de pesquisa para instituições de ensino, estudantes e demais interessados.
Na sexta expedição foi introduzido o Teatro Ambiental através de bonecos construídos com materiais recicláveis, com a peça “OS AMIGOS DA NATUREZA”, executada pelo “Grupo Teatral Reciclando”.
Esta edição contou com apoio da COTEMINAS, da PREFEITURA DE BOTUMIRIM, PREFEITURA DE ITACAMBIRA, PREFEITURA DE GRÃO-MOGOL, CICLISTAS DO CERRADO e ONG ITACAMBIRA VERDE, e parceria do BILL`S LANCHES, POSTO JET FOX, AMBIOENTAL / SISNATE, IMPRIMA, ONG DISCOCACTUS ROSSI, EDUC - NÚCLEO DE ESTUDOS, NUTRI ESPORTE, NAVE ESTAMPARIA, SPORT CICLO e MEGA BIKE.
Desta vez foram contempladas as comunidades de Montes Claros, Itacambira, Botumirim, Cristália, Grão-Mogol e Francisco Sá, totalizando 390 Km de muita educação ambiental.
O evento teve inicio às 22:00 hs do dia 24 de março com saída na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, símbolo do sesquicentenário montesclarense, e destino a Botumirim, onde houve uma parada para almoço e descanso na cidade de Itacambira. Às 08:00 hs foram realizadas atividades como palestras e oficinas com recicláveis na Escola Municipal Santo Antônio, em Itacambira.
Por volta das 11:00 hs partimos em direção ao Bar do Elpídio, onde os ciclistas seguiriam por 15 Km pela Serra da Bucaina e o apoio pela estrada principal, 35 Km. A chegada em Botumirim foi por volta das 23:00 hs do dia 25 de março, marcada por muito cansaço, choradeira e sentimento de missão cumprida.
No sábado, dia 26 de março, fora realizada no Mercado Municipal de Botumirim toda a programação prevista pela expedição, sendo o ápice desta edição.
Apresentação de vídeos ambientais, palestras com as temáticas: “Apresentação do Sertão Calango e seus projetos”, “A importância das águas para o planeta”, apresentação teatral da peça “Os amigos da Natureza” e realização de oficinas sobre “Construção de brinquedos e puff com materiais recicláveis”, “Pintura” e “Construção de carteiras com caixinha de leite” foram desenvolvidas por toda a manhã, que se encerrou ao meio dia com a distribuição de mais de 200 mudas à população de Botumirim.
As 15:00 hs seguimos viagem em direção a Grão-Mogol, atravessando por Crsitália, onde nos encontramos com o grupo de cicloturismo CICLISTAS DO CERRADO, que nos acompanhou até o destino final. Chegamos em Grão-Mogol por volta das 21:30 hs onde realizamos apresentação de vídeos e distribuição de mudas no Bar Cê qui sabe.
O dia 27 de março foi marcado pelo plantio simbólico de uma árvore na hospedaria municipal, representando a passagem do GAASC no município, e pela visitação à Cachoeira do Véu das Noivas distante 14 Km da cidade de Grão-Mogol, onde afixamos uma placa educativa com os seguintes dizeres: RECOLHA SEU LIXO, FAÇA SUA PARTE, O PLANETA AGRADECE.
Logo em seguida, por volta das 11:30 hs retornávamos para a cidade de Montes Claros pela BR-251, com parada para almoço em Barrocão. Nossa chegada ocorreu as 22:00 no Bill`s Lanches onde houve uma pequena confraternização.
O Movimento Catrumano, idéia completamente associada aos princípios do projeto Pedais aos Montes, de valorizar e enaltecer a região Norte Mineira como berço do estado e como uma região rica e produtiva, em contraposição ao ideal de miséria e seca comumente difundido, também fez parte desta edição.
Participaram desta aventura 18 (Dezesseis) cicloturistas, a maioria integrantes do Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango, acompanhados por 1 (Hum) caminhão e 1 (Hum) carro de apoio contendo ao todo 6 (seis) expedicionários responsáveis por entrevistas, documentação através de fotos e vídeos; e alimentação. Também participou 2 (Dois) motoqueiros, responsável pelo apoio à VIII Expedição Pedais aos Montes, totalizando 26 (Vinte e nove) ambientalistas dispostos a salvar o planeta, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
O número de mudas disponibilizadas para esta edição foram de 500, todas cedidas pelo viveiro da COTEMINAS, que foram totalmente distribuídas e/ou plantadas.
O projeto chega a sua oitava edição concluída, totalizando mais de 2400 quilômetros percorridos, mais de 2700 mudas de arvores distribuídas e/ou plantadas, levando para milhares de crianças a consciência ecológica tão necessária para o enfrentamento das atuais problemáticas ambientais, capazes de extinguir a humanidade, se nada for feito agora. Há uma necessidade real de intervenções como essa!


Por Evandro Barros
Coordenador do Projeto Expedição Pedais aos Montes

Sócio-fundador do Grupo de Ação Ambiental Sertão Calango – GAASC



 

Descida de Dona Maria entre Itacambira e Botumirim chegando na ponte do Rio Bananal - Botumirim - MG
Cachoeira do Bananal (208 M) - Botumirim - MG




Nenhum comentário: