GAASC

Visitas Contador de visitas e acessos gratis

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mitos sobre economia de energia no computador





Existem várias formas de se economizar energia em casa, mas é preciso separar os mitos daquilo que realmente funciona. Abaixo estão alguns mitos e dicas sobre a economia de energia nos computadores e gadgets:

Protetores de tela ajudam a economizar energia

FALSO - Muitos acham que quando o protetor de tela começa a ser executado, o computador entra em um “modo de economia de energia”. Mas basta mover o mouse e a tela aparece rapidamente.

Isso ocorre porque o protetor de tela não faz NADA que ajude a economizar energia: o protetor de tela é apenas um arquivo em execução no seu computador, e nada além disso.

Para realmente economizar energia com seu computador, desative os protetores de tela. No lugar deles, configure seu computador para entrar no modo Sleep depois de um período de inatividade, como 10 ou 15 minutos. Além disso, você também pode desligar seu monitor sempre que ele não estiver em uso.

Desligar aparelhos eletrônicos economiza energia
VERDADE - Desligar aparelhos eletrônicos que não estão em uso realmente economiza energia. Mas isso não quer dizer que você está economizando 100% da energia gasta por eles.

Mesmo desligados, eles ainda consomem energia se estiverem conectados às tomadas - especialmente no caso onde o aparelho desligado na verdade entra em standby (como as TVs, aparelhos de DVD, monitores e outros).

Você pode evitar o consumo de energia desnecessário tirando os aparelhos da tomada quando eles não estiverem em uso. Você também pode usar um filtro de linha para cortar a energia de uma só vez de todos os aparelhos conectados à ele.

Deixar o PC passar a noite em modo Sleep economiza energia
FALSO - Esse é outro mito em que muita gente acredita. Na verdade, o modo Sleep ainda consome muita energia, pois o monitor e o PC precisam dela para se manterem em “modo suspenso” para voltarem a operar assim que você precisar usá-los.

Nesse estado eles podem consumir até 12 watts, enquanto você dorme e sonha que está economizando energia com eles.

Solução: Sempre que o PC não estiver em uso, desligue-o. Existem vários programas que ajudam você a fazer isso automaticamente. Com eles você pode configurar o computador para se desligar em horários definidos.

É melhor deixar o PC sempre ligado, ao invés de desligá-lo e ligá-lo novamente
FALSO - Este é um mito clássico. Embora deixar algo ligado por mais do que um breve período gasta mais energia do que desligar e ligar novamente quando necessário, isso costumava ser verdade em aparelhos eletrônicos antigos, que tinham a sua vida útil reduzida com esse procedimento.

Atualmente a tecnologia avançou muito, e luzes, aparelhos eletrônicos e outros gadgets podem ser ligados e desligados sempre que for necessário, sem nenhum risco. E desligar os aparelhos significa economizar energia energia.

Se você acha que suas luzes passam tempo demais ligadas sem necessidade, pode ser uma boa idéia instalar um sensor de presença. Assim quando você sai do cômodo, as luzes se apagam automaticamente.

Para gadgets e outros aparelhos eletrônicos, você pode usar um monitor de energia. Isto ajuda a descobrir quais aparelhos consomem mais energia, lembra você de desligá-los e exibe quando dinheiro você economizou.

Fonte: http://blog.ecognight.com

Nenhum comentário: